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domingo, 13 de setembro de 2009

Empresas que apostaram em design comemoram ganhos e estabilidade em plena crise

fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=90465

A globalização acirra a competição entre empresas, produtos e mercados. Os consumidores estão de olho no custo-benefício, no que é moderno, mas útil, bonito e ecologicamente correto. É justamente aí que entra o design. O Brasil é considerado um mercado promissor nessa área e as empresas começam a perceber que investir em diferenciais traz resultados, inclusive em momento de instabilidade na economia.

A Mueller Eletrodomésticos, de Timbó, resolveu trabalhar com design quando muitas empresas nem pensavam nisso. Parceira da Chelles&Hayashi Design há 15 anos, a fabricante de máquinas de lavar, centrífugas e secadoras aposta nos diferenciais de seus produtos como armas para enfrentar a crise. “Em todos os projetos buscamos aliar a qualidade, que já é uma característica reconhecida da marca, a conceitos como beleza, comodidade no uso e preocupação com o meio ambiente”, explica Márcio Gonçalves, diretor de vendas e marketing da Mueller Eletrodomésticos.

A lavadora SuperPop é um exemplo de produto da empresa que conseguiu gerar aumento nas vendas graças, entre outros fatores, ao design diferenciado. A máquina garantiu à empresa prêmios de design no Brasil e em outros países e conquistou clientes e lojistas graças a diferenciais como o fato de ser embalada em uma caixa 40% menor do que as tradicionais. Isso permitiu redução de custos logísticos e teve impacto positivo sobre o preço final da mercadoria.

A Mueller Fogões, que integra o mesmo grupo catarinense, aposta no design também para ingressar em novos nichos de mercado. “A beleza e a sofisticação deixam o consumidor aberto a novas experiências e produtos”, diz o diretor de vendas da empresa, Alexandre Pires. A companhia, que fabrica fogões a gás, cooktops e fornos elétricos, vem ampliando seu mix principalmente com produtos que se destacam pelo design, caso dos fogões em aço inoxidável, dos cooktops e dos fogões de cinco bocas com queimador do tipo tripla-chama. Segundo Pires, os resultados não demoraram a aparecer. Nos últimos 12 meses, mesmo com a crise, a Mueller Fogões cresceu 30%. “A oferta de produtos que não só equipam, mas ajudam a embelezar a cozinha certamente vem contribuindo para esse desempenho positivo”.

A Mueller Eletrodomésticos resolveu trabalhar com design quando muitas empresas nem pensavam nisso. Em parceria com a Chelles&Hayashi Design há 15 anos, a Mueller marca maior presença no mercado e passa pela crise muito mais fortalecida. “Os projetos da Mueller têm tido sempre a preocupação de entender o consumidor, a maneira como ele utiliza os nossos produtos, a economia que ele faz, inclusive contribuindo de forma significativa com o meio ambiente”, explica Márcio Gonçalves, diretor de vendas e marketing da Mueller Eletrodomésticos.

Para ter resultados ainda que em plena crise, o diretor da empresa fala que a Mueller não economiza em investimentos na área. “Em momentos de crise alguns fatores podem fazer toda a diferença entre afundar com ela ou sair dela e ficar fortalecido. Para nós, o design tem um papel importante de alavancar negócios e assume uma posição de destaque no combate aos momentos em que o mercado se mostra ressentido. O design tem a função estratégica de abrir o consumidor para novas experiências e despertá-lo para o produto”, explica Márcio. A lavadora SuperPop é um exemplo de produto da empresa com design diferenciado que conseguiu gerar aumento nas vendas e é vencedor, tanto no Brasil como em outros países, de prêmios de design. Pensada para as classes D e E, é facilmente carregada e oferece uma economia de água maior que dos outros tanquinhos.

Quem também sentiu diferença ao investir em design foi a HTM, empresa fabricante de eletroterapia em Amparo, no interior de São Paulo. A HTM viu crescer a concorrência e procurou a Chelles&Hayashi para desenvolver produtos que trouxessem diferencial, beleza e praticidade para seus produtos e consumidores. Foram desenvolvidos quatro novos equipamentos e alterados, radicalmente, em design e melhoria técnica, outros oito já existentes. “Listamos os principais benefícios sob duas óticas. A primeira, considerando o consumidor final, ou seja, aquele que utiliza o equipamento, a praticidade na operação do equipamento, a ampliação dos recursos técnicos e a significativa melhora estética. Sob a segunda ótica, a de nossos revendedores e representantes, o aumento significativo do faturamento, pautado, principalmente, pelo aumento da confiança no produto após as revolucionárias mudanças”, conta William Piovezan, diretor da HTM.

Com os investimentos em design, a empresa aumentou seu mercado nos últimos 12 meses e suas vendas em todos os meses desse período e em todas as regiões do país. “No auge da crise, no início do ano, obtivemos faturamentos recordes, demonstrando a importância dos investimentos em novos projetos e design e a análise e execução dos anseios de nossos clientes”, afirma XXX.

Para o diretor da Chelles&Hayashi Design, Gustavo Chelles, o design antes era visto como algo distante, quase um luxo, mas a realidade mudou. “Os empresários percebem hoje que é possível investir em design, satisfazer o cliente, marcar presença no mercado e atingir metas muito além das expectativas, especialmente em plena crise. O design veio para ser aliado das empresas. Estamos muito felizes com essa mudança de pensamento e com o desenvolvimento do design no país, inclusive com o Brasil recebendo muitas premiações na área mundo afora”, finaliza.

Perfil: A Chelles & Hayashi Design foi fundada em junho de 1994 por Romy Hayashi (designer industrial graduada pela UFPR) e Gustavo Chelles (engenheiro e designer industrial graduado pela UFRJ, pós-graduado pela EAESP/FGV). Inicialmente focada em design de produto, em 2000 foi criada a divisão de design gráfico, completando um time de profissionais que atua de forma sinérgica no desenvolvimento de marcas, produtos e embalagens. De lá para cá, a empresa já ganhou diversos prêmios pelo desenvolvimento de produtos inovadores, como a lavadora PopTank da Mueller Eletrodomésticos, o Tanque Tigre, a linha de Porta-Filtros da Melitta, as lavadoras SuperPop e Belíssima, também da Mueller. www.design.ind.br.

Mueller - Fundada em 1949, por descendentes de alemães estabelecidos em Timbó, cidade catarinense distante 30 quilômetros de Blumenau, a Mueller Eletrodomésticos foi a primeira fabricante de lavadoras de roupas do Brasil (1949). A empresa produz eletrodomésticos para os consumidores das classes C e D e há mais de uma década lidera o segmento de lavadoras de roupas semi-automáticas. Nos últimos anos a companhia ampliou o mix de produtos – além das lavadoras, produz fogões a gás, fornos elétricos, centrífugas, secadoras de parede e motores elétricos.| www.mueller.ind.br.

HTM - Há quase dez anos no mercado, a HTM é uma das principais indústrias de equipamentos eletromédicos no Brasil e habilita-se a atender novas culturas e necessidades ao redor do mundo. Desenvolve seus equipamentos em sintonia com inúmeras pesquisas tecnológicas, extensas análises comerciais e, principalmente, com a proximidade do público consumidor. A responsabilidade social também é uma preocupação constante. Foi a primeira empresa do segmento a distribuir o manual de operações em mídia virtual, evitando o excessivo consumo de papel, além de informatizar e interligar todos os setores da empresa eliminando 90% do material impresso envolvido no processo. | www.htmeletronica.com.br.

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