SEGUIDORES

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada

sábado, 28 de março de 2009

O mercado de trabalho e você!!!!

Olá alunos Uniessa!!

Gostaria de incentivá-los a aproveitar o máximo o curso e os professores do Design Uniessa, pois montamos especialmente pra vocês uma equipe de docentes extremamente capacitados e experientes no contexto profissional.

Podemos observar atualmente que no mercado de trabalho os profissionais que se destacam têm algum diferencial com relação aos outros. Porque será que o profissional de sucesso consegue se destacar dos outros com seus projetos e serviços? Abro tempo para reflexão...

Entendo que alguns dos fatores que levam este profissional a se destacar e receber reconhecimento, respeito, honra e retorno financeiro são: interesse, sempre buscar atualizações no mercado, inovar seus conceitos a cada dia, pesquisar e ser positivo, ver sempre o lado bom dos desafios e tentar sempre captar as coisas boas que temos nas mãos, aproveitar as oportunidades que chegam até ele. Não nos esqueçamos também de um ponto fundamental: o lado ético de ser!

Não bastam as competências científicas, tecnológicas e artísticas. É necessária também aquela relativa às virtudes do ser, aplicada ao relacionamento com as pessoas, com a classe profissional, com o Estado, com a sociedade, com a Pátria.

O trabalho não é feito só com exclusiva participação do profissional, mas envolve o interesse de pessoas diretamente ligadas a ele, e muitas outras, que são indiretamente influenciadas. Envolve ainda quem dele se beneficia, o usuário.

Sempre no decorrer de nossas carreiras teremos desafios, nem sempre tudo vai de acordo com o que esperamos e queremos, mas como encaramos estas questões? Enfrentamos a situação e seguimos em frente? Ou cruzamos nossos braços e começamos a murmurar?

Em nosso período de formação plantamos o extrato do que seremos como profissionais num mercado maduro, e porque não dizer duro, mas ao mesmo tempo democrático. Que postura você está estabelecendo e construindo para este mercado?

Uma aluna minha de outra instituição me disse certa vez: “quando tranquei a faculdade algumas amigas minhas também trancaram, pois não sentíamos que estávamos aprendendo, achávamos que alguns professores não estavam passando conteúdos... etc”. Será que estes alunos estavam com a visão e o foco correto no curso? E o que temos hoje destes alunos que pararam a construção de suas trajetórias profissionais? Onde estarão estes estudantes que desistiram no meio do caminho? Eles se formaram? Onde estarão trabalhando? No que estarão envolvidos? E onde estão os alunos que se submeteram a todos os desafios e foram até o final, conquistando mais um degrau em suas vidas, mesmo que simplesmente para pegar o diploma e depois enfrentar dezenas de entrevistas e possibilidades, dar a cara a tapa, correr atrás e VENCER?

Será que compensa questionarmos tanto, e não avançar?

Aqueles que lerem esta matéria, abrirem sua mente e avançarem podem fazer uma diferença enorme dos que talvez não derem bola e achar que TUDO é uma bobagem...

Não digo aqui que precisamos aceitar TUDO e que precisamos sempre submeter às coisas como elas são, mas devemos ver o lado positivo das coisas e aproveitar ao máximo o momento e as possibilidades que estão ao nosso alcance.

Essa provavelmente é a diferença entre os desistentes e os VENCEDORES: eles vão até o fim, pois lá provavelmente terão a resposta que tanto esperam...

Vocês são muito importante para nós (UNIESSA), e sabemos que vocês são como diamantes que estão sendo lapidados para BRILHAR!!!

Vamos CRIAR, RESPIRAR e VIVER o DESIGN!

Aproveitem ao máximo esta viagem! Aproveitem o que vocês já têm nas mãos! Muitos não têm nem mesmo nenhuma oportunidade.


Abraço, da professora

Fernanda Arantes (www.fernandaarantes.com)

Um comentário:

Luciana Peixoto Carrijo disse...

Olá Professora Fernanda, muito interessante isso que voce disse no blog, sabe, as vezes fico em duvida (ja comentei isso com voce) se quando for pra eu exercer mesmo a profissao de Design, sera que vou dar conta "do recado"? sera que estarei preparada pra isso? Queria estar mais envolvida na area, com profissionais ja atuando, pois quando chegar a minha hora estarei mais preparada.Mas nao penso em desistir, pelo contrario, ja pensei em fazer arquitetura qunado terminar essa graduaçao, gosto muito de ir a faculdade, gosto muito do curso.Entao, conto com sua ajuda e da Uniessa tambem, para que todos possamos ser profissionais competentes, mas sem deixar de lado os nosso proprio esforços.
Obrigada por tudo ate hoje.

Abraços

Luciana Peixoto Carrijo

3º periodo Design de Interiores - Uniessa

Related Posts with Thumbnails

RECONHECIMENTO UNIESSA - UBERLÂNDIA