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sábado, 28 de março de 2009

Designer de produto ou desenhista industrial...


"Profissionais que unem o talento artístico ao conhecimento técnico para criar ou melhorar a funcionalidade e a aparência de determinado produto"
Fonte: Redação Brasil Profissões

O que é ser um designer de produto?

Chamados também de desenhistas ou designers industriais - termo atualmente em desuso - são profissionais que unem o talento artístico ao conhecimento técnico para criar ou melhorar a funcionalidade e a aparência de determinado produto fabricado em escala industrial, ou seja, desenvolvem a identidade visual de um produto. Em seu trabalho, unem conceitos de economia, de marketing, cultura geral, antropologia, recursos multimídia e de ferramentas tecnológicas para a produção de utensílios que caiam no gosto do público consumidor, visando sempre a viabilidade do projeto. Com isso, o designer de produto é um profissional, que por meio de sua formação e habilidades que permitem o desenvolvimento de produtos das mais variedades complexidades, objetiva o atendimento das necessidades do cliente e o compromisso com a funcionalidade e usabilidade dos consumidores e usuários.

Quais as características necessárias para ser um designer de produto?

Para ser um bom profissional nesta área, é necessário que o estudante tenha um desenvolvimento contínuo de sua criatividade, que é a base da concepção de novos produtos. Além disso, é importante que ele apresente as seguintes características:

  • Atenção a detalhes
  • Senso artístico
  • Criatividade
  • Conhecimento de geometria espacial
  • Senso de observação
  • Concentração
  • Habilidade para trabalhar em grupo
  • Habilidade para o desenho
  • Espírito inovador
  • Senso estético
  • Perfeccionismo
  • Interesse pelo funcionamento das coisas
  • Capacidade de resolver problemas práticos

Qual a formação necessária para ser um designer de produto?

Para o exercício da profissão, é necessário que o estudante preste vestibular, selecionando a opção Design Gráfico, também conhecida como Desenho Industrial em algumas universidades. Também pode ser encontrado com o nome de Comunicação Visual ou Programação Visual. O curso tem duração média de quatro anos e meio e desenvolve no profissional o conhecimento adequado para a execução de projetos de produtos. Além do talento para o desenho, conhecido como "dom" artístico, é muito importante que o aluno aprenda conhecimentos sociológicos e funcionais que atraiam seus consumidores. Na faculdade, ele terá disciplinas específicas que proporcionarão esse desenvolvimento, como semiótica, fotografia, design da informação, metodologia visual, animação, além de estágios supervisionados curriculares obrigatórios. Depois da graduação, o profissional poderá também seguir a carreira acadêmica. A pós-graduação em Desenho Industrial é rara em todo o país. As carreiras acadêmicas são geralmente direcionadas para suas especificidades relacionadas às áreas próximas. Em geral, procura-se mestrado e doutorado em Artes, Arquitetura ou Engenharia.

Principais atividades

Entre as atividades diárias de um designer de produto, estão:

  • conhecer e levantar dos dados de necessidades do cliente para a elaboração do projeto
  • estruturar e elaborar de orçamentos para projetos de design
  • se integrar e familiarizar com os processos de contratos, notas fiscais e registros gerais
  • participar do planejamento, desenvolvimento e detalhamento de projeto
  • conhecer e participar da elaboração do processo de registros de patentes e marcas que compõe uma das necessidades do cliente
  • elaborar e levantar dados em pesquisa de mercado
  • acompanhar o processo de produção e distribuição
  • Analisar os aspectos de marketing e de viabilidade técnica e econômica do projeto
  • Reunir-se com outros integrantes da equipe para discutir os conceitos para o novo desenho 
  • Estudar as características do produto para a realização adequada de seu projeto
  • Esboçar em computador ou prancheta projetos de produtos 
  • Discutir projetos com os demais integrantes da equipe
  • Fazer o cálculo das medidas de cada parte do produto, identificando componentes, selecionando materiais, escolhendo cores e outros elementos estéticos
  • Orientar e acompanhar a construção de um protótipo ou de simulações feitas no computador para testar o desempenho, a durabilidade e a segurança do produto
  • Participar de campanhas de marketing para divulgação do produto

Áreas de atuação e especialidades

Com a expansão do mercado consumidor no Brasil e conseqüente busca por maior qualificação profissional, cada vez mais são requeridos designers de produtos para a consolidação de projetos que atraiam e conquistem os clientes. Assim, as áreas de atuação tornam-se cada vez mais segmentadas, abrindo novos campos para estes profissionais. Com isso, os setores que estão em alta para este profissional são:

  • desenvolvimento de matrizes
  • prototipagem
  • desenho mobiliário
  • bens de consumo
  • embalagens inovadoras
  • automotivo
  • produtos náuticos
  • jóias
  • material e brindes promocionais
  • roupas, calçados e acessórios em geral
  • produtos e peças a portadores de necessidades especiais
  • sinalização
  • equipamentos urbanos
  • máquinas e equipamentos
  • consultoria
  • ensino e pesquisa
  • setor produtivo das indústrias de produtos elétricos e eletrônicos
  • utilidades domésticas
  • vestuários
  • equipamentos para automação
  • equipamentos de precisão e medição
  • equipamentos médico-hospitalares
  • ferramentas
  • maquinaria agrícola
  • transporte
  • telecomunicações
  • louças e metais sanitários 
  • luminárias
  • sinalização
  • imagem corporativa
  • criação de produtos com identidade visual (impressos, embalagens, elementos tipográficos etc.)
  • desenvolvimento de vinhetas para televisão ou marcas para sinalização
  • elaboração de projetos com ênfase em mobiliário e componentes relacionados ao design de interiores
  • definição do material e tecnologia a serem usados na fabricação de um produto: utensílios eletrodomésticos, objetos, acessórios etc. de produtos e serviços, efetuando o acompanhamento publicitário e mercadológico.

As especializações em cada área vão de acordo com o tempo de trabalho econhecimentos técnicos do setor. O profissional pode se especializar em projetos gráficos de computador, em uma plataforma web, ou no design de produtos em prancheta, na forma tradicional, como no formato de utensílios, como calçados, peças de automotivos e outros bens de consumo, que posteriormente são finalizados no meio digital.

Mercado de trabalho

As oportunidades no mercado de trabalho são cada vez maiores para esse profissional, devido à concorrência com os produtos importados, e não há indicação alguma de que a demanda por esses profissionais venha a se reduzir. O ramo que se encontra em maior ascensão é o de design de produtos, para o qual o mercado de trabalho exige cada vez mais o domínio dos recursos de multimídia e de computação gráfica, além de conhecimentos relacionados ao desenvolvimento sustentável e à acessibilidade e qualificação do design universal. O mercado de trabalho em Design está sempre permeável para absorver profissionais competentes e éticos. A melhor maneira de iniciar na carreira é participar de concursos de Design, promovidos por empresas ou por instituições destinadas à divulgação do setor. Para atualizar-se, é aconselhável que o profissional visite exposições, participe de workshops e de todas as atividades que em sua essência contenham Design. Um dos caminhos para o sucesso é a seriedade aliada à ética e à dedicação profissional.

Curiosidades

A história do design remonta há muito tempo antes de haver uma palavra que a definisse. Desde os tempos antigos, as pessoas têm a preocupação de representar visualmente suas idéias e conceitos, guardando conhecimentos graficamente e dando ordem e clareza à informação. Com isso, foram criando produtos que se adaptassem a sua realidade, facilitando-a e inserindo neles características daquele momento da civilização. No século XIX, esse processo se intensificou com a mecanização produtiva, fruto da Revolução Industrial. A Escola de Bauhaus foi fundamental nesse processo, ao ser vanguarda na Alemanha entre os anos de 1919 e 1933, lecionando design, artes plásticas e arquitetura. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado modernismo no design e na arquitetura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo. No Brasil, a profissão de design de produto apenas se tornou mais expressiva após o surto industrial dos anos 50, do século XX, com uma demanda maior por industrializados e conseqüente atuação do designer. Apesar disso, ainda hoje, profissionais desta área lutam pela regulamentação profissional perante o governo federal.

Onde achar mais informações?


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