SEGUIDORES

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada

terça-feira, 17 de maio de 2011

7 aspectos para começar e construir uma carreira em arquitetura ou design...


A construção civil vive um de seus melhores momentos. Com o maior acesso da classe C à casa própria, a economia favorável e o advento dos jogos esportivos internacionais no Brasil – Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas Rio-2016 –, as profissões de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design de Interiores estão entre as mais promissoras.

Entretanto, tenho visto muitos alunos e recém-formados me questionando sobre como começar, quais as principais áreas de atuação, como está o mercado, qual caminho seguir, como se tornar empreendedor. Ou seja, estão ansiosos por respostas sobre o setor.

Alguns aspectos são fundamentais para que possamos responder a essas questões e, principalmente, para que os profissionais possam começar e construir uma carreira de sucesso, como profissional liberal ou funcionário. Ao longo de quase 15 anos de profissão vivenciei situações e oscilações no mercado que hoje me fizeram definir sete aspectos fundamentais para construir uma carreira.

O primeiro é o autoconhecimento, que nos permite saber o que realmente queremos, onde podemos chegar, entender e respeitar as ansiedades e expectativas de nossos clientes, superiores e colegas de trabalho. É com ele que temos segurança e tranquilidade diante das situações que possam acontecer no decorrer do processo, além de discernimento para captar a essência e as características do cliente, projetando-as nos detalhes da obra, criando uma identificação com o trabalho realizado.

O segundo aspecto e que faz grande diferença neste meio é a humildade. Esta palavra tem um poder enorme quando colocada em prática na sua verdadeira essência e em prol de todos que nos cercam. Quanto maior for o sucesso e reconhecimento profissional, muito maior deve ser a humildade.

Para quem deseja fazer a diferença, outro aspecto deve ser levado em conta: a perseverança. Mesmo com o mercado aquecido e com tantas oportunidades, é preciso perseverança e determinação para conquistar um lugar de destaque no mercado, pois, da mesma forma que aumentam as chances, cresce também o número de concorrentes. Assim, é preciso muito suor e força de vontade para se chegar aonde almeja.

Ousadia e a inovação também são imprescindíveis. É necessário arriscar e ousar sem medo. Grandes profissionais se destacam por terem ideias inovadoras, mesmo que num primeiro momento a tomem como loucura. Porém, com paciência, alguém vai enxergar e acreditar, e aí pode estar um grande divisor de águas na carreira de um profissional. Acredite!

O quinto aspecto são as parcerias. Impossível nos dias de hoje e no mundo em que vivemos não trabalharmos em parceria. Para que um trabalho renda ótimos frutos é de extrema importância que tenhamos parceiros fiéis e uma equipe solidária, pois dessa forma conseguiremos exercer com excelência aquilo que nos é dado como dom.

Para quem está envolvido com a construção civil, uma das maiores destruidoras e poluidoras do meio ambiente, um aspecto de extrema importância é a sustentabilidade. É indispensável abordar o desenvolvimento sustentável na construção civil e torná-lo real, não somente sob o ponto de vista do mercado, como também do compromisso social e de toda a humanidade. Assim, com o uso de recursos simples e urgentes, possibilitaríamos uma nova realidade para a arquitetura e para a humanidade nos próximos anos.

Por fim, o aspecto mais importante de todos: a fé. Acreditar que o impossível pode se tornar possível. A fé que nos ensina a nos curar e nos conhecermos a cada dia mais, que faz com que sejamos mais humildes, que nos dá força nos piores momentos para enfrentar as dificuldades e acreditar que superaremos e sairemos vencedores, que nos dá sabedoria para ter uma ideia inovadora e ousada, que coloca em nossas vidas parceiros que nos ajudarão a construir uma trajetória de sucesso e que faz com que possamos criar possibilidades de preservar o que de mais incrível e perfeito pode existir: a natureza.

Aliar todos esses aspectos, ter paciência e entender que às vezes uma pequena fresta que surge em nossa vida pode levar a uma grande porta de sucesso é a chave para construir uma carreira sólida e bem sucedida.

Glaucio Gonçalves é arquiteto e fundador do EB-A – Espaço Brasileiro de Arquitetura

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

RECONHECIMENTO UNIESSA - UBERLÂNDIA