SEGUIDORES

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dicas para decorar ambientes pequenos sem sufoco...


RIO - Os "apertamentos" já são famosos na cidade do Rio. E, na hora de decorar um imóvel tamanho PP, não adianta colocar o sofá dos seus sonhos se as medidas do móvel não forem proporcionais ao ambiente. Com os espaços cada vez menores, a escolha dos objetos, cores e móveis deve ser mais criteriosa, ressaltam arquitetos e designers. A arquiteta Carla Dichy dá algumas dicas para decorar os cantinhos pequenos da casa sem passar sufoco.

Como inserir toda a mobília necessária sem prejudicar a circulação e o conforto
O importante é sempre prever espaço para a circulação. A forma de inserir a mobília depende muito da dimensão do ambiente, da disposição de janelas e portas e também se é um ambiente único ou integrado a outro. O primeiro passo é livrar os acessos a outros ambientes e portas. Após livrar os acessos você tem noção do espaço que tem para ocupar com a mobília e pode pensar na melhor forma de disposição. Também é importante não entulhar os espaços. Quanto mais peças você colocar, mais atravancado o ambiente fica. Por exemplo, em uma sala pequena é preferível fazer um ambiente único a dois menores (de estar e jantar). Com dois ambientes, perde-se muito espaço na circulação e, visualmente, a decoração acaba ficando confusa.

Montando uma sala de TV
Os móveis essenciais para uma sala de TV são: sofá e rack para apoiar o aparelho, se ele não for embutido na parede. Mas, se tiver um pouco mais de espaço, pode se ter uma mesa de centro ou um pufe largo na frente do sofá para esticar os pés ou apoiar pratos e mesinhas laterais. O mais importante é usar móveis com dimensões proporcionais ao ambiente.

As distâncias entre um móvel e outro devem ser suficientes para uma pessoa passar. Entre o sofá e a mesa de centro, o ideal é que o espaço seja suficiente para uma pessoa sentada esticar as pernas. Já a distância entre o sofá e a TV depende diretamente do tamanho da TV. Por exemplo, um modelo de 20 polegadas pode ter um espaçamento de 1,5m. Já para uma de 29 polegadas, é necessário ter uma distância entre 2,5m e 3m.

Quartos: quando eles são realmente pequenos?
Um quarto de casal tem que ter uma cama de casal (a convencional tem 1,40m de comprimento) e preferencialmente acesso por ambos os lados da cama (cerca de 80cm), permitindo que o morador possa colocar um criado-mudo em cada lateral. É preciso ter, ainda, espaço para circulação na frente da cama (mais uma vez, aproximadamente 80cm), levando-se em consideração a instalação de um armário. Quando não há espaço para isso tudo, vale considerar a instalação de armários aéreos e aramados.

Escolha de cores e dicas de lugares para guardar apetrechos

Paredes e móveis de cores muito marcantes podem fazer com que o imóvel pareça mais estreito. Prefira cores neutras e deixe o colorido para detalhes, como almofadas e vasos. Armários altos da mesma cor das paredes (preferencialmente, brancos) não pesam no visual e resolvem um problema constante nos pequenos apartamentos, que é a falta de lugar pra guardar material de trabalho.

fonte: O GLOBO.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

RECONHECIMENTO UNIESSA - UBERLÂNDIA