SEGUIDORES

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada

domingo, 4 de abril de 2010

SOBRE O DESIGN DE PRODUTO - profissional e profissão...

DESIGN DE PRODUTO

O Designer de Produto trabalha na concepção, desenvolvimento e produção de objetos. Ele avalia as necessidades dos consumidores e, com base nelas, elabora diversos tipos de produto, como eletrodomésticos, calçados ou mesmo móveis.

Participa da fabricação e da comercialização das peças novas e trabalha no aprimoramento das já existentes. O objetivo é oferecer produtos com preços mais baixos e com melhor qualidade e funcionalidade.

Atua também na criação de embalagens atrativas, resistentes e que garantam a segurança do produto.

O MERCADO DE TRABALHO

A profissão está bastante valorizada. De fogões a luminárias, passando por móveis, eletroeletrônicos, louças, roupas, sapatos e acessórios, tudo requer um profissional especializado em design.

O designer de produto é contratado para trabalhar em fábricas e escritórios de design, mas também pode atuar como autônomo, desenvolvendo projetos ou integrando equipes de trabalho.

As melhores oportunidades estão na região Sudeste, que, além de ter um significativo parque industrial, conta com grande número de agências de publicidade e gráficas, outros dois tradicionais empregadores do profissional.

A região Sul, que concentra grande número de fabricantes de calçados e de utilidades plásticas para o lar, oferece boas oportunidades. As indústrias alimentícias são outro filão para o profissional especializado em embalagens.

Um setor que vem crescendo muito e tem até atraído a atenção de empresas do exterior é o de design de jóias. Nesse caso, o designer de produtos atua como autônomo criando suas próprias peças ou prestando serviços para grandes joalherias.

A região Sudeste, em especial os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, é o melhor mercado para esse profissional.

O CURSO

A base teórica, no início do curso, inclui história da arte e do design, metodologia visual, introdução ao design, psicologia do consumidor, sociologia de consumo, empreendedorismo e produção verbal. Depois, o currículo engloba disciplinas mais práticas, como computação gráfica, desenho artístico e técnico, ergonomia, design de produto, tecnologia de materiais e processos criativos. Para se formar é preciso fazer um trabalho de conclusão de curso: o planejamento de lançamento de um produto, desde sua concepção até a chegada ao mercado consumidor. Algumas escolas oferecem formação específica em embalagens ou jóias.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes:
Comun. em Comput. Gráf. (des. técn.); Comun. em Comput. Gráf. Dig. (des. técn.); Design de Embalagens; Design de Jóias; Design de Jóias e Gemas; Prod. Joalheira.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

RECONHECIMENTO UNIESSA - UBERLÂNDIA