SEGUIDORES

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Dassault Systèmes e IED discutem o uso da tecnologia 3D para criação dos produtos do futuro


Dassault Systèmes e IED discutem o uso da tecnologia 3D para criação dos produtos do futuro

A Dassault Systèmes, líder mundial em 3D e soluções Product Lifecycle Management (PLM), participou da 6ª edição do Apriti, evento promovido pelo Istituto Europeo di Design (IED) para apresentar projetos de novos designers no último dia 30 de novembro, em São Paulo. A presença de Marcelo Lemos, presidente da DS para América Latina, reiterou o posicionamento da companhia em oferecer ferramentas 3D para o treinamento de estudantes que, por meio de uma das cinco marcas de software da DS, o CATIA (ferramenta para desenho de produtos) estarão mais bem preparados para o mercado de trabalho. Além disso, o uso da tecnologia tridimensional possibilita a experimentação dos alunos, incentivando-os à criação de produtos com design mais inovadores.

De acordo com Lemos, o debate sobre temas de alta relevância como o design em ambientes acadêmicos é essencial para instaurar a ‘pedra fundamental’ do conhecimento e da inovação tridimensional. “A tecnologia que, até pouco tempo atrás estava distante de nós, se faz cada vez mais presente, com jogos, TVs e até mesmo em projetos diversos, como uma aula de história sobre as pirâmides do Egito até as formas arrojadas das construções do famoso arquiteto Frank Gehry, com uma experiênciarealística, nunca vista antes”, destacou.

Na 6ª edição do Apriti, Lemos foi um dos participantes do debate sobre Design, que teve a presença de outros profissionais de renome, como Lorenzo Negrello, famoso designer italiano que falou sobre conceitos e inspirações criativas. Em sua apresentação, Lemos destacou o uso do 3D no cotidiano, dando exemplos da aplicação dessa tecnologia no dia-a-dia, como compras virtuais no supermercado e um espelho virtual para prova de roupas. O executivo falou também do trabalho do respeitado arquiteto americano Frank Gehry, que com o CATIA criou formas audaciosas para várias construções, desenhando-as virtualmente, com a vantagem de testá-los antes de colocar os projetos em prática.

Um exemplo de como soluções 3D ajudam estudantes no design de produtos do futuro, foi o workshop que a DS e IED promoveram aos alunos do curso de Design de Produto nos últimos meses. Trabalhando em parceria com a Deca, fabricante de louças e metais sanitários, especialistas da DS treinaram os alunos para o uso das ferramentas de design do CATIA. A Deca propôs a eles a elaboração de um projeto sustentável de design para um misturador de água, considerando elementos importantes nos dias de hoje como a economia de água.

O trabalho do estudante Douglas Couto foi escolhido como o melhor. Ele se inspirou no próprio elemento água, partindo da ideia de uma cachoeira para chegar ao produto final. Por meio do CATIA, Couto alcançou um design moderno para o misturador de água. “Um dos pontos mais importantes do nosso software é a possibilidade dos alunos testarem suas ideias várias vezes antes de surgirem com as linhas finais. Os futuros projetistas perceberão que o fato de poderem testar seus trabalhos de uma maneira realística antes de concretizá-los, traz uma enorme economia em termos de custos e tempo”, completou Lemos.

Sobre o IED
O IED é um network internacional que atua nos campos da educação e da pesquisa, nas áreas de design, moda, artes visuais e comunicação. A escola é um laboratório criativo e dinâmico. As rápidas transformações nos diversos contextos produtivos encontram resposta imediata no conteúdo dos cursos oferecidos pelo IED. A escola está presente na Itália – em Milão, Turim, Roma e Veneza –, na Espanha – em Madrid e Barcelona – e, desde 2005, no Brasil, em São Paulo. Os estudantes da rede internacional do IED são provenientes de mais de 90 países de todos os continentes. A diversidade cultural é uma constante que enriquece a escola. Desde o seu nascimento, em 1966, na Itália, o IED formou mais de 90 mil estudantes.

Sobre a Dassault Systèmes
Como líder mundial em soluções 3D e soluções PLM, a Dassault Systèmes oferece qualidade para mais de 115.000 clientes em 80 países. Pioneira no mercado de software 3D desde 1981, a Dassault Systèmes desenvolve e comercializa software e serviços de aplicação PLM, que oferecem suporte a processos industriais, proporcionando uma visão 3D completa do ciclo de vida dos produtos, desde a sua concepção até a sua manutenção e reciclagem. O portifólio da Dassault Systèmes está composto pelos softwares: CATIA para desenho do produto virtual, SolidWorks para desenho mecânico 3D, DELMIA para produção virtual, SIMULIA para avaliação virtual, ENOVIA para o gerenciamento global e colaborativo do ciclo de vida, e o 3DVIA para reais experiências em 3D online. A Dassault Systèmes possui ações nas bolsas Euronext Paris (#13065, DSY.PA) e os American Depositary Receipts (ADR) podem ser negociados no (DASTY) US Over-The-Counter (OTC).


FONTE: http://designinforma.blogspot.com/2010/12/dassault-syst%C3%A8mes-e-ied-discutem-o-uso.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

RECONHECIMENTO UNIESSA - UBERLÂNDIA