SEGUIDORES

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada

terça-feira, 6 de outubro de 2009

FOTOGRAFIA DIGITAL: Nobel da Física premeia três "mestres da luz"

Avanços na fibra óptica e nos semicondutores mudaram o quotidiano.

O Prémio Nobel da Física foi atribuído este ano a três investigadores da área dos semicondutores que deram passos decisivos para a trasmissão de luz em fibra óptica e para a comunicação de imagens utilizando aquele veículo.

Charles Kao, Willard Boyle e George Smith são de nacionalidade norte-americana (ver perfis). O primeiro, que receberá metade do prémio de 980 mil euros, foi distinguido por "avanços no domínio da transmissão da luz em fibras para a comunicação óptica", justifica o Comité Nobel. Os segundos, que dividem a outra metade, foram-no pela "invenção de um circuito semicondutor de imagens, o sensor CCD".

As descobertas de Kao "abriram caminho à tecnologia da fibra óptica que é hoje utilizada em quase todas as comunicações telefónicas e de dados", refere o comité. Boyle e Smith "inventaram um sensor de imagens digitais, o CCD (Charge-Coupled Device) que se converteu actualmente num olho electrónico em quase todos os domínios da fotografia", acrescenta o comunicado.

"As fibras ópticas e os sensores CCD são duas áreas opostas em termos de tecnologia, mas têm uma importância fundamental na nossa vida actual", considera a directora do Centro de Investigação de Materiais da Universidade Nova de Lisboa, Elvira Fortunato.

"Hoje em dia quase não podemos deixar de usar a Internet, que graças à fibra óptica permite fazer contactos à velocidade da luz com qualquer local do planeta", salientou Elvira Fortunato, citada pela Lusa. As fibras ópticas são constituídas por vidro, que é óxido de silício puro (SO2). Os CCD são circuitos integrados à base de um semicondutor, que é só silício, sem oxigénio.

O júri considera os três galardoados "os mestres da luz". Os seus trabalhos "ajudaram a moldar as fundações das actuais sociedades em rede", através de inovações práticas para a vida quotidiana e de novas ferramentas para a exploração científica.

Os prémios da Física, Química e Economia são atribuídos pela Real Academia de Ciências da Suécia, o da Literatura pela Academia Sueca e o da Paz por uma comissão eleita pelo Parlamento norueguês.

Hoje, será divulgado o Nobel da Química; amanhã, o da Literatura; sexta-feira, o da Paz; e segunda-feira o da Economia. Os prémios serão entregues em Estocolmo e Oslo em 10 de Dezembro, no aniversário da morte de Alfred Nobel, em 1896.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

RECONHECIMENTO UNIESSA - UBERLÂNDIA