SEGUIDORES

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Para que Serve a Semiótica no Design?

fonte: http://w2ab.tempsite.ws/2ablog/2010/02/livro_semiotica/

No podflakes, o primeiro podcast de design do Brasil (http://www.designflakes.com.br/podflakes-1/), falou-se rapidamente sobre o uso da semiótica como ferramenta do designer. Abaixo, postamos um trecho do livro “Elementos de semiótica aplicados ao design”, de Lucy Niemeyer, que demonstra a aplicação dessa área do conhecimento em nossa profissão.

“Com a evolução do design e a ampliação de seu papel, o seu caráter estratégico adquire crescente força. Além do papel do design na manutenção da produção e da circulação de produtos e serviços – o seu vetor econômico – é relevante a sua contribuição na elevação da qualidade de vida individual e social: o vetor social do design. Assim, os designers devem estar atentos à relação comunicativa estabelecida entre o produto e o seu destinatário.

A semiótica aplicada ao projeto introduz aportes para resolver as questões decorrentes da preocupação da comunicação do produto do design. Essa teoria fornece base teórica para os designers resolverem as questões comunicacionais e de significação e tratar do processo de geração de sentido do produto – a sua semiose. Desenvolvendo a assertiva de Julio Pinto (1995: 39), na medida em que Objeto tende a se revelar por meio de seus signos, a semiose seria, então, o processo que abre a possibilidade contínua de futura restauração desse Objeto (a noção semiótica de Objeto será mais detalhada no capítulo 5).

Ademais, a semiótica aponta parâmetros específicos de design para avaliação. São também indicadores de um bom design o conforto, a segurança, a identificação e a significação proporcionados pelo produto ao seu destinatário.”

Elementos de semiótica aplicados ao design, de Lucy Niemeyer

Elementos de semiótica aplicados ao design, de Lucy Niemeyer

O livro pode ser comprado nas melhores livrarias e também no site da 2AB, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

RECONHECIMENTO UNIESSA - UBERLÂNDIA